quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Excede

O Relatório Planeta vivo 2008, divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), nosso consumo dos recursos naturais já excede em 30% a capacidade de o planeta se regenerar. Se mantivermos o ritmo atual, somado ao crescimento populacional, em torno de 2030 precisaríamos de mais dois planetas para nos mantermos. O cálculo foi feito em torno da capacidade de o planeta recuperar esse recursos e também o potencial de absorção dos resíduos que deixamos, que vão do lixo à emissão de CO2 na atmosfera.

A sétima edição do estudo faz uma analogia entre a crise econômica mundial e os problemas ambientais, dividindo os países entre credores e devedores ecológicos, baseado na relação entre o seu consumo e seus recursos naturais.

O Brasil aparece como um credor ecológico. O estudo revela que somos um País credor, já que temos riquezas naturais muito grandes, que superam nossa pressão sobre o ambiente. Só que estamos enfrentando um processo de devastação igualmente grande.

Os Estados Unidos, que são considerados devedores, também têm extensos recursos naturais, mas seu consumo já excede suas riquezas.

Como alerta Denise Hamú, Secretária-Geral do WWF-Brasil, assim como a bolha financeira mundial gerou a crise atual, o consumo desenfreado dos recursos naturais pode gerar uma nova crise.

A diferença é que, numa crise econômica, podemos recuperar os valores. Mas numa crise ecológica, como a que está sendo desenhada, não poderemos recuperar espécies extintas, por exemplo, afirma Carlos Alberto de Mattos Scaramuza, Superintendente de Conservação de Programas Temáticos do WWF-Brasil.

Mais sobre este assunto, consulte o jornal O Globo, edição de 28/10/2008.

Nenhum comentário: