quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bancos Brasileiros

Os bancos brasileiros estão entre os maiores da América Latina (AL) e dos Estados Unidos (EUA) em valor de mercado. Segundo estudo da consultoria Economática, entre os 25 maiores bancos das Américas, há cinco representantes do Brasil.

O Bradesco, atualmente, é o nono maior Banco da pesquisa e o maior do grupo. Com relação ao final do ano de 2007, no entanto, perdeu duas posições, já que, naquela data, estava na sétima colocação.

A queda de posição dos bancos brasileiros se deve à valorização do dólar, já que os valores de mercado são dados na moeda americana e, com a alta dela, os bancos perdem mais valor do que os concorrentes estrangeiros, pois têm ações cotadas em reais.

O Itaú, que no final de 2007 se encontrava na oitava colocação, atualmente na 11ª, com perda de três posições no ranking.

O Banco do Brasil (BB) guarda a 16ª colocação. No final de 2007, era a 12ª posição, com queda de quatro posições. O Unibanco, no mesmo período, perdeu oito posições, ficando na 24ª colocação atualmente.

O Santander, que no final de 2007 era a 19ª colocação, hoje está na 15ª colocação, quatro posições acima. O crescimento se deve à emissão de ações que a empresa efetuou para incorporar o ABN Real.

Desconsiderando o crescimento do Santander devido à emissão de ações, o Bradesco é o Banco que menos posições perdeu no ano de 2008, até 28 de outubro último.

Mais sobre este assunto, leia o jornal O Globo, edição de 29/10/2008.

Nenhum comentário: