segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

TV Brasil

A TV Brasil estreou no domingo, dia 2, com a promessa de manter a autonomia em relação ao Governo Federal e, para dizer que o canal público buscará a independência dos interesses do Governo, escalou dois ministros de Estado. Durante 25 minutos, Gilberto Gil, titular da pasta da Cultura, e Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, repetiram à exaustão que a emissora não é oficial, e sim um espaço com as portas abertas para a participação do público. O debate foi um dos primeiros itens da programação, ainda improvisada, que foi ao ar no domingo, a partir do meio-dia, em três estados e no Distrito Federal.

Franklin Martins admitiu que a TV pública brasileira está à mercê de tentativas de ingerência política. Por isso mesmo, explicou, foi criado o Conselho Curador, que tem 20 integrantes de vários segmentos da sociedade, com o objetivo de fiscalizar a programação do canal.

O debate foi permeado por depoimentos de figuras notáveis. Alguns insistiram no perigo de uma TV pública ser financiada com recursos do Governo, sempre seguidos da réplica dos ministros.

Ao meio-dia, o slogan já anunciava o mote da nova emissora: Está no ar a TV Brasil. Você escolhe, você programa, você assiste. Com freqüência, o telespectador era informado do endereço na internet e do número de telefone disponível para a participação.

A TV Brasil deu espaço ainda para outros ministros. Por volta das 20h30m, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, e o ministro Hélio Costa, das Comunicações, discursaram na cerimônia de lançamento da TV digital, transmitida ao vivo de São Paulo.

Nenhum comentário: