domingo, 13 de setembro de 2009

Roberto Matoso

É com pesar que registro o prematuro falecimento, aos 47 anos, do amigo Roberto Matoso, empresário e empreendedor conceituado de nosso Estado, acontecido há pouco, no município de Aparecida de Goiânia, onde estava a trabalho.

Dificilmente encontrávamos Matoso sem seu sorriso largo. Bom anfitrião, era na casa de sua mãe, dona Zenilde Matoso, que os republicanos se reuniam para gravar os programas de nosso Partido no Ceará.

Proprietário de uma empresa de consultoria, o economista Roberto Matoso era uma referência em gestão empresarial.

Fez um excelente trabalho à frente da pasta do Trabalho e Empreendedorismo no governo cearense, à época do governador Lúcio Alcântara. Neste período, compreendido entre 2003 e 2006, implantou inúmeros programas pioneiros, que foram concebidos, planejados e postos em prática, nas áreas de educação profissional, geração de trabalho e renda e desenvolvimento econômico e social. Dentre os principais destacam-se:

CEARÁ EMPREENDEDOR: destinado ao fortalecimento do empreendedorismo com foco no microcrédito assistido;

COMPRE DA GENTE: apoio comercial as micro e pequenas empresas;

PORTAS ABERTAS: incentivo a inserção de públicos com maiores dificuldades de colocação no mercado de trabalho, a exemplo dos jovens de 16 a 24 anos e das pessoas com deficiência;

REDE CEARÁ DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: integração das entidades que atuam com educação profissional;

ARTESANATO: desenvolvimento de um novo enfoque, visando a melhoria da qualidade de vida do artesão e a busca por novos mercados consumidores para seus produtos.

À frente da Secretaria estadual do Trabalho e Empreendedorismo, entre outros títulos, foi agraciado por quatro anos consecutivos como Destaque na Administração Pública, na categoria Secretário de Estado. Matoso chegou a receber, também, a Medalha Boticário Ferreira, a mais alta comenda da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, e a Medalha José Pompeu de Sousa Brasil, concedida pelo Governo do Estado do Ceará.

Após deixar o Governo Lúcio Alcântara, desenvolveu programas de gestão superior, como o projeto Gestão Avançada, que reúne a nova mentalidade de empresários e executivos bem sucedidos do mercado nacional, integrando as mais avançadas técnicas e teorias a uma prática experimentada por empresas líderes de mercado nos setores de comércio, indústria, agro-indústria e serviços de grande porte.

Empreendedor de carreira, tem em seu currículo projetos de gestão, estratégia e desenvolvimento humano em 21 estados brasileiros, acompanhando centenas de empresas dos mais diversos ramos de atividade.

Sua experiência envolvia orientação de gestão para os setores como construção civil, confecções, comunicação, turismo, distribuição, concessionárias de veículos nacionais e importados, mineração e indústria química.

Roberto Matoso tem um histórico de forte atuação em movimentos de promoção da cidadania. Foi presidente do Conselho Estadual do Trabalho por dois mandatos. Foi diretor de algumas das mais representativas entidades de classe do Ceará, como a Federação das Associações do Comércio, Indústria e Agropecuária do Ceará (Facic), a Associação dos Jovens Empresários (AJE), o Centro Industrial do Ceará (CIC); e membro-fundador da Escola de Formação de Governantes do Ceará.

Articulista do jornal O Estado, em sua coluna Estratégia e Gestão, na última publicada, Roberto Matoso lembrava a todos que em 15 de setembro, o Dia do Cliente, era data especial no calendário desde 2003. No tópico seguinte, Matoso faz questão de frisar: “Dia do Cliente é todo Dia”, pois, no mercado financeiro, o cliente deve estar sempre em primeiro lugar.

E é essa sua visão, de garantir sempre a satisfação do próximo, que será lembrada por milhares e milhares de multiplicadores que ele preparou pelo Brasil afora.

À sua mãe, dona Zenilde, e às suas pequeninas filhas Bárbara e Beatriz, os meus mais sinceros sentimentos de solidariedade.

7 comentários:

Leorne Belém disse...

Também me associo às manifestações de pesar. Tratava-se de uma pessoa muito especial. Pena que nossa convivencia tenha sido tão pequena.

José Sales disse...

Matosão, o cara. Nunca conheci uma pessoa tão obstinada e tão alegre ao mesmo tempo: o cara. Um exemplo.

Inês disse...

ainda estou chocada com a noticia da morte do Roberto Matoso.
estive com ele, mês passado, num almoço da empresa dele.
é dificil acreditar.

G. Barros disse...

Fiquei chocada.

João Alberto disse...

Além da perplexidade de saber do falecimento do amigo Matoso, a quem conhecia desde alguns anos antes de fazer parte da equipe do Dr. Lúcio, fica a sensação da perda de um talentoso empreendedor, de uma pessoa criativa e séria. Sem dúvida, faz falta.

Augusto disse...

que pena, que pena a morte do Matoso! vai fazer falta.

César disse...

Foi um dos melhores quadros do governo Lúcio Alcântara. Excelente profissional e ser humano especial. Vai fazer falta.