sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Devastador

Na lista dos cem maiores desmatadores da Amazônia, nos últimos dois anos, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aparece em primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto lugares.

O Instituto, responsável pela regularização fundiária e reforma agrária do País, tem dez de seus assentamentos destruindo uma área total de 223.355 hectares de floresta. Todos esses assentamentos estão localizados em Mato Grosso, Estado que faz parte da Amazônia Legal.

A lista é divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, que reconhece o aumento no ritmo do desmatamento, registrado em agosto. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou novo estudo sobre o ritmo de devastação da Amazônia, que subiu 133% mês passado.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Pará foi indicado como o Estado com maior devastação. Em agosto, o Inpe registrou 435,27 quilômetros quadrados de desmatamento no Estado, 57% do total de 756 km2. Mato Grosso aparece em segundo, com 229,17 quilômetros quadrados de novos desmatamentos, seguido por Rondônia, com 29,21 quilômetros quadrados.

Nenhum comentário: