sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Candidatos

O sistema de acompanhamento do registro de candidatos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta 15.425 candidatos a prefeito e vice, em 5.563 municípios do País, e 349.391 inscritos para as 52.137 vagas de vereador.

Na disputa pelas prefeituras, estão 93 deputados federais. Os deputados que forem eleitos prefeitos neste ano, serão substituídos na Câmara dos Deputados (CD) por seus suplentes, definidos após a eleição de 2006.

O cálculo que define esses suplentes é feito da seguinte forma:

- Depois das eleições para deputados, a Justiça Eleitoral divide o total de votos válidos (excluindo brancos e nulos) pela quantidade de vagas a que cada estado tem direito na Câmara. Esse é o quociente eleitoral, ou seja, o número de votos necessários para eleger cada deputado federal.

- Posteriormente, divide-se o número de votos obtidos pelo partido ou coligação (a soma de votos de todos os candidatos de cada partido ou coligação e os votos de legenda) pelo quociente eleitoral. O resultado é o quociente partidário, ou seja, quantas vagas cada legenda ou coligação terá.

- As vagas, então, são preenchidas de acordo com a ordem dos candidatos nas listas de cada partido ou coligação. As listas são decrescentes, ou seja, o candidato mais votado é o primeiro, e assim por diante. Os primeiros colocados na lista são considerados eleitos na proporção das vagas a que seus partidos ou coligações tiveram direito. Abaixo dos eleitos vêm os suplentes, também na ordem decrescente de votos.

3 comentários:

Anônimo disse...

haha.

Anônimo disse...

im your favorite reader here!

Anônimo disse...

very cool.