terça-feira, 30 de setembro de 2008

África do Sul

O Parlamento da África do Sul elegeu, no último 25 de setembro, o Vice-Presidente do Partido Governista Congresso Nacional Africano (CNA), Kgalema Motlanthe (foto), como Presidente Interino, até as eleições de 2009.

Motlanthe substituirá Thabo Mbeki, que renunciou ao cargo em 21 de setembro, por ser alvo de denúncias, depois de nove anos de Governo.

Terceiro Presidente negro, depois da queda do Apartheid, em 1994, o Vice-Presidente do CNA recebeu 269 votos. O Partido de oposição, Aliança Democrática, foi único a apresentar outro candidato, Joe Seremane, que recebeu 50 votos. Dos 360 parlamentares que participaram da sessão, 41 votaram nulo.

Ex-sindicalista, que esteve preso com o líder Nelson Mandela, em Robben Island, aos 59 anos, Motlanthe é visto como político pacificador, capaz de estabilizar a política sul-africana, que enfrenta agora sua pior crise desde o fim do regime de segregação racial.

A previsão é de que ele fique no cargo menos de um ano, apenas até as eleições gerais de 2009, quando o líder do CNA, Jacob Zuma, deve ser eleito.

Nenhum comentário: