domingo, 28 de setembro de 2008

Último Balanço

Em novo balanço divulgado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 12 estados solicitaram o envio de força federal, para auxiliar na manutenção da segurança pública, em 260 municípios brasileiros, durante as eleições 2008.

Os pedidos foram encaminhados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados, diretamente ao Tribunal. Do total de requisições, já foram aprovados o envio de força federal para 114 municípios.

O Rio de Janeiro é considerado um caso excepcional, pois o trabalho não se restringe ao dia das eleições. As áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas, já estão recebendo a atuação dos militares. O envio de antecipado de tropas federais para o Rio de Janeiro, tem como objetivo impedir que eleitores sejam coagidos a votar em determinados candidatos.

De acordo com o TSE, os estados que pediram o envio de força federal, para fortalecer a segurança pública nas eleições, são Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Até agora, o TSE já aprovou requisições de tropas federais para 82 municípios do Pará, 29 municípios do Amazonas; para áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas, na Capital e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; dois municípios do Tocantins e um de Alagoas.

Nenhum comentário: