Vacinar uma criança contra as doenças pneumocócicas, tem um grande impacto na saúde de toda população brasileira.
É o que acredita um grupo, cada vez maior, de pediatras que lutam para que a vacina pneumocócica conjugada 7-valente, seja incluída no Programa Nacional de Saúde (PNS), o que a tornaria obrigatória e gratuita para todas as crianças do Brasil.
As doenças pneumocócicas causam uma em cada dez mortes infantis no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, onze crianças morrem diariamente por causa da meningite pneumocócica, e 20% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS) são causadas por esse tipo de pneumonia.
As doenças pneumocócicas, entre elas alguns tipos de pneumonia, meningite, sinusite e otite, são causadas pela bactéria streptococcus pneumoniae. Esse tipo de doença teve um aumento de 20% no Brasil, entre 1984 e 2004.
Entre os sintomas da pneumonia estão a tosse, a febre, os calafrios, a falta de ar e uma respiração curta e rápida, podendo ser fatal, principalmente em crianças com menos de dois anos e idosos.
Já a meningite é caracterizada por febre alta, dor de cabeça e rigidez na nuca. A doença infecta as membranas que recobrem o cérebro e a medual espinhal, podendo provocar a paralisia cerebral.
sábado, 19 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário