domingo, 13 de julho de 2008

Alto Risco

A Academia Americana de Pediatria divulgou uma nova recomendação para o tratamento de crianças com obesidade e colesterol alto, na revista Pedriatrics.

A entidade sugere que os exames de colesterol sejam realizados mais cedo e sejam usadas drogas mais agressivas, as estatinas, para diminuir as taxas de LDL a partir dos 8 anos.

Nas famílias com fatores de risco para doenças cardiovasculares, a orientação é começar os exames aos 2 anos de idade. O objetivo é prevenir essas doenças na idade adulta.

Segundo os pediatras, os primeiros sinais de problemas cardíacos aparecem na infância. Com 30% de crianças americanas acima do peso ou obesas, os médicos temem uma explosão de infartos e diabetes precoces nos próximos anos.

Até agora, a Academia preconizava o uso de drogas contra o colesterol em crianças, a partir de 10 anos, se não conseguissem perder peso após seis a 12 meses de tentativas. No entanto, os médicos calculam que de 30% a 60% dos pequenos deixava de ser tratados.

Apesar de não haver muitos estudos sobre o tema, pesquisas recentes mostram que as drogas são seguras para crianças. A recomendação é que as crianças mantenham as taxas de colesterol em, no máximo, 160 miligramas ou 110 miligramas, nas crianças de famílias de risco.

Nenhum comentário: