quinta-feira, 17 de julho de 2008

Eterno

Um dos maiores críticos do Big Bang, Mário Novello, do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF), propõe uma nova teoria para explicar o Universo. Ele seria não só eterno, como também cíclico. A explosão que, para muitos, teria dado origem ao Cosmos seria, na verdade, um momento recorrente num ciclo eterno de retração e expansão.

A nova teoria, elaborada em parceria com José Martins Salim, foi apresentada no início do ano na I Conferência de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica, em Pescara, na Itália, e publicada na Physics Report.

A teoria do Big Bang defende a idéia de uma explosão primordial, que deu origem ao Universo, e deixa em aberto a questão sobre o que haveria antes. Para Novello, trata-se de um mito científico. Segundo o cientista, imaginar que o Universo proviria de um ponto singular, sem jamais oferecer informações sobre o que teria vindo antes, é pressupor que a física seja irracional.

Por isso, desde os anos 70, Novello propõe o modelo do Universo eterno, em que o Big Bang seria o ápice de um período de colapso do Universo, seguido por uma fase de expansão que perdura até hoje.

A idéia foi criticada durante muitos anos, mas, recentemente, passou a ser mais bem aceita.

Leia mais sobre este assunto, na matéria da jornalista Roberta Jansen, no jornal O Globo, 15/07/2008.

Nenhum comentário: