domingo, 9 de dezembro de 2007

Tombamento

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou, nesta quinta-feira, 6, o tombamento da estrutura arquitetônica do Congresso Nacional. A reunião que decidiu pelo tombamento ocorreu no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, em decorrência do encaminhamento do próprio autor da obra, arquiteto Oscar Niemeyer.

Atualmente, o prédio do Congresso é tombado como peça urbanística dentro da escala monumental do projeto do Plano Piloto, que foi considerado como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 1987. Agora, foi tombada a estrutura arquitetônica do edifício.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é dirigido pelo presidente do Iphan e composto por 18 integrantes da sociedade civil (especialistas em patrimônio); além de um representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB); um do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e um do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos (Icomos).

A aprovação da proposta foi uma oportuna homenagem a Oscar Niemeyer, que completa 100 anos de idade no próximo dia 15. A decisão também coincide com os 70 anos do Iphan, completados no último dia 30; com os 20 anos do tombamento de Brasília pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nenhum comentário: