quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Cafeína

Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra a relação entre o consumo de cafeína e a síndrome do pânico, transtorno de ansiedade que atinge de 2% a 3% da população mundial. Segundo a pesquisa, a substância pode desencadear crises em pacientes com o transtorno.

A pesquisa publicada pela revista americana Comprehensive Psychiatry, avaliou diferentes grupos de pessoas antes e depois do consumo de 480 mg de cafeína, o equivalente a cinco xícaras de café expresso. A quantidade, considerada elevada, foi usada como parâmetro para avaliar a ação da cafeína em portadores de diferentes transtornos de ansiedade e depressão.

O estudo mostra que, mesmo consumida em pequenas doses, a cafeína interfere nos sintomas de alguns pacientes. Para o psiquiatra, quem tem síndrome do pânico deve evitar o consumo da substância, que é encontrada no café, no chá, em refrigerantes, em bebidas energéticas, em chocolates e em alguns medicamentos.

O transtorno do pânico tem sintomas psicológicos e físicos variados, o que dificulta seu diagnóstico. Os sintomas, que aparecem subitamente, são variados, como dor no peito, palpitação, dificuldade para respirar, sensação de desmaio, tremores, sudorese excessiva, tonteira e sensação de morte.

Nenhum comentário: