terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Quatro pilares

Sob uma chuva de papéis brancos e com Néstor Kirchner ao seu lado, Cristina Fernández recebeu a faixa e o bastão presidencial do marido, se convertendo na primeira presidente eleita da História da Argentina.

Convidados, os líderes da região latino-americana, os enviados dos Estados Unidos, França, Espanha e o presidente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, prestaram homenagem a Cristina. Devido à complicada relação que mantém com a Argentina, em função da construção da fábrica de celulose Botnia em território uruguaio, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, permaneceu apenas quatro horas no País.

A nova presidente defendeu a entrada da Venezuela no Mercosul para completar a equação energética da América Latina porque alimentos e energia serão as chaves de um futuro que já está aqui na porta.

Na primeira mensagem ao Congresso, Cristina reforçou os quatro pilares da sua gestão, confirmando os sinais de continuidade e lançando advertência a vários setores. Para ela, os quatro pontos fundamentais são as instituições, a sociedade, o modelo de acumulação com inclusão social e a inserção no mundo. No campo econômico, frisou a idéia de uma matriz diversificada baseada em trabalho, indústria, exportação e campo.

No discurso final, resgatou a imagem de Eva Perón ao dizer que se identifica com seu modelo e com o das Mães de Maio.

Nenhum comentário: