terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Mal de Parkinson

Parentes próximos, como pais, filhos e irmãos, de portadores de Mal de Parkinson correm um alto risco de contrair distúrbios ligados à ansiedade e depressão, de acordo com estudo publicado pela Mayo Clinic. A pesquisa mostra que o risco é potencializado em famílias de pacientes que desenvolveram a doença antes dos 75 anos.

O neurologista Walter Rocca, autor do estudo, explica que será necessária uma nova pesquisa para determinar a natureza desta pré-disposição, que pode ser genética, fruto do ambiente ou uma combinação de ambos os fatores.

A doença de Parkinson resulta na perda de células cerebrais que são responsáveis pela produção de dopamina, mensageiro químico do cérebro que ajuda a controlar os movimentos musculares.Outro problema do Mal de Parkinson é a produção insuficiente de um segundo mensageiro químico chamado Gaba, que inibe a transmissão nervosa e a atividade nervosa excessiva.

Classificada como uma doença neurológica crônica e progressiva, manifesta-se, normalmente, depois dos 50 anos de idade e afeta, aproximadamente, duas em cada dez pessoas. Entre os sintomas, estão o tremor durante o descanso, rigidez muscular, perda do controle sobre a postura e movimentos lentos.

Nenhum comentário: