A Câmara dos Deputados (CD) realiza de hoje, 10, a sexta-feira, 14, a 5ª edição do Parlamento Jovem.
O evento reunirá 78 alunos do ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, de escolas públicas e particulares de todo o País. Os estudantes participarão de uma jornada parlamentar que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no Plenário.
Os participantes foram selecionados a partir da inscrição de projetos de lei nas áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.
Para o Presidente do Parlamento Jovem de 2007, Johnny Silva Borges, de 20 anos, a oportunidade de ser Deputado por uma semana, é única e extraordinária. Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes, explica.
O número de participantes é proporcional à representação parlamentar de cada estado. As maiores bancadas serão de São Paulo (com 11 deputados jovens), Minas Gerais (8), Rio de Janeiro (7), Bahia (6), Paraná (5), Rio Grande do Sul (5) e Pernambuco (4). Ceará, Goiás, Maranhão e Pará terão três representantes por estado. Espírito Santo, Paraíba, Piauí e Santa Catarina, dois deputados cada. Os demais - Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, terão um representante cada.
Hoje, ocorre a abertura dos trabalhos, uma visita institucional ao Congresso Nacional (CN), palestras sobre orçamento, processo legislativo e registro de candidaturas à Mesa Diretora do Parlamento Jovem.
Na terça-feira, 11, às 9 horas, será realizada sessão solene para a posse da Mesa Diretora e uma comissão geral no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, serão iniciados os trabalhos das comissões para análise dos projetos selecionados.
Na quarta-feira, 12, serão discutidos e votados os projetos nas comissões. Na quinta-feira, 13, os estudantes participam da gravação do programa Câmara Ligada, da TV Câmara, e definem a pauta das votações do Plenário. As propostas serão votadas pelo Plenário na sexta-feira, 14.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário