sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Da Paz

O ex-Presidente finlandês Martti Ahtisaari (foto) venceu o Prêmio Nobel da Paz 2008, segundo o Comitê Nobel de Oslo.

O Comitê concedeu o prêmio a Ahtisaari por seus importantes esforços em diferentes continentes, e por mais de três décadas para solucionar conflitos internacionais. A lista de candidatos tinha 197 indicados.

Ahtissari, nascido em 1937, foi Presidente da Finlândia entre 1994 e 2000, e se distinguiu por suas diversas ações como mediador de conflitos, incluindo a guerra do Kosovo e o confronto entre a Indonésia e os rebeldes na província de Aceh, encerrando 30 anos de conflito.

O político finlandês era um dos indicados como possível vencedor do Nobel, já há alguns anos.

Ahtisaari, que supervisionou a transição da Namíbia para a independência, como autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU), disse considerar o trabalho que realizou no País do sul da África, como sua contribuição mais importante.

O Nobel da Paz é tradicionalmente o mais esperado dessa prestigiosa rodada de prêmios, e o único divulgado e que é entregue em Oslo, em vez de Estocolmo, como acontece com os restantes.

Os Prêmios Nobel distribuem 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão), e são entregues no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel, o inventor da dinamite, em cerimônias paralelas que acontecem em Estocolmo e Oslo.

Nenhum comentário: