sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Pior do Mundo

O sistema financeiro do Brasil está entre os menos desenvolvidos do mundo, enquanto que os bancos brasileiros foram considerados os piores entre as nações, mostra o ranking do Fórum Econômico Mundial, divulgado nesta semana, em Genebra. No novo ranking Financial Development Report 2008, o Brasil aparece na 40ª posição.

Segundo o Relatório, as notas relativamente fortes das instituições não-bancárias e do mercado financeiro brasileiros, contrastaram com a fraca posição de seus bancos, que receberam a pior pontuação, ficando no último lugar, entre os 52 países analisados.

O que mais pesou contra o País, foi o tamanho de seus bancos, na comparação com os de outras nações, assim como a falta de eficiência das instituições. Neste quesito, foram avaliados o tamanho, a eficiência e a abertura de informações ao mercado.

O Fórum Mundial Econômico aponta ainda que, apesar de o ambiente institucional do Brasil estar de acordo com a pontuação geral do País, este alcança notas mais baixas em razão às altas cargas tributárias e regulatórias, além de um panorama político ineficiente.

O estudo avalia os quesitos ambiente institucional, ambiente de negócios, estabilidade financeira, bancos, instituições não bancárias, mercados financeiros e disponibilidade de capital.

Nenhum comentário: