sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Melhores do Mundo

Por uma pequena diferença na pontuação, apenas 0,02 décimos, os Estados Unidos (EUA) conseguiram ultrapassar o Reino Unido e ficar com a primeira posição do Financial Development Index, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, nesta semana, que faz uma análise profunda no sistema financeiro e do crescimento econômico em 52 países em desenvolvimento e desenvolvidos.

Alemanha, Japão, Canadá, França, Suíça, Hong Kong, Holanda e Cingapura completam o ranking dos 10 melhores sistemas financeiros. O Brasil ficou com a 40ª posição.

Segundo o Relatório, os bancos americanos são os mais eficientes do mundo, mas a estabilidade financeira tem avaliação relativamente baixa. os bancos dos EUA conseguiram a melhor colocação entre os 52 países analisados, o que coloca o País na liderança do ranking.

Também tiveram notas elevadas, as instituições intermediárias não bancárias, principalmente na parte de fusões e aquisições e atividades de securitização. No entanto, essas posições vêm acompanhadas de notas relativamente baixas relacionadas à estabilidade financeira.

O Reino Unido, que ficou com o segundo lugar, liderou em pontos como seguros, securitização e atividade de fusões e aquisições. E ficou em terceiro lugar no quesito de bancos, com a eficiência do setor se destacando em seu desempenho. Assim como os Estados Unidos, o potencial para uma crise financeira também aparece no Relatório.

O Chile ocupa o 30º lugar no ranking, entre 52 nações avaliadas. Logo depois, vem o Panamá, no 32º lugar. Portanto, o Brasil (40º), aparece atrás do Chile e do Panamá, mas à frente do México (43º), Argentina (47º), Colômbia (44º), Peru (46º) e Venezuela (52º). A Venezuela não foi somente a última colocada da América Latina, mas de todo o levantamento.

Nenhum comentário: