quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Biocombustível

O Brasil está entre os poucos países para os quais os biocombustíveis representam uma opção economicamente viável ao petróleo.

O custo de produção do álcool carburante está abaixo de 30 dólares (R$ 51,60), em termos da energia equivalente a um barril de petróleo, que custava 106 dólares (R$ 182,32), na cotação de sexta-feira, 5.

Pesquisadores não são tão otimistas quanto ao biodiesel, mas ressaltam que enquanto o preço do petróleo tende a subir, o do biocombustível tende a cair, em razão do aperfeiçoamento das técnicas de produção.

O Brasil tem um enorme potencial para produzir álcool carburante, mas o preço no mercado internacional, que ainda não utiliza essa fonte de energia em larga escala, não o torna competitivo para exportações.

Já o biodiesel, como tem custo de produção elevado, tem preço muito próximo ao produto que pretende substituir, o óleo diesel. A utilização de soja, apontam os estudos, poderia baratear o biodiesel, mas seu preço como alimento a torna mais rentável nesse mercado.

Estudos também apontam para que o aproveitamento da biomassa, para fins energéticos, ainda carece de tecnologia, mas há um grande potencial de aumento de eficiência, com as pesquisas em andamento no mundo.

O álcool de celulose é citado como a grande promessa de mercado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Dep.Leo pelo blog,muito bom.