terça-feira, 17 de junho de 2008

Poupança Perde

O poupador no mês de maio de 2008 perdeu poder aquisitivo, já que a inflação medida pelo IPCA no mês foi de 0,79% contra 0,574% de rentabilidade da poupança, o que representa queda de 0,214% do poder aquisitivo no período, segundo estudo da consultoria Economatica.

No acumulado de 2008 até maio, a poupança também apresenta perda de poder aquisitivo para o poupador, de 0,013%, uma perda de R$ 0,13 a cada R$ 1 mil.

De acordo com o estudo, este é o quarto mês, desde janeiro de 2003, em que isso acontece e a quarta maior perda de poder aquisitivo desde então, também, perdendo apenas para os três primeiros meses de 2003.

No caso das outras aplicações conservadoras, como fundos de renda fixa e DI, ainda não há a rentabilidade média fechada do mês de maio, para a comparação com o IPCA, mas os números parciais indicam uma rentabilidade praticamente igual ao IPCA.

Segundo os dados divulgados pela Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid), a rentabilidade em maio, até o dia 26, da média dos fundos de renda fixa foi de 0,79%. Já os fundos DI renderam 0,7%.

Já a maioria dos fundos de investimentos em ações, superou em muito o IPCA em maio. Os líderes em rentabilidade, no mês passado, foram os fundos Petrobras-FGTS, com retorno de 22,6% (até o dia 26 de maio).

Nenhum comentário: