quinta-feira, 19 de junho de 2008

Haiti

Acabamos de aprovar, na sessão plenária da manhã desta quinta-feira, 19, o Projeto de Decreto Legislativo 515/08, que aumenta o efetivo militar brasileiro na missão de paz no Haiti.

A proposta prevê o envio de 100 militares da Companhia de Engenharia do Exército, aumentando para 1.300 o total de brasileiros na missão. O Projeto será enviado ao Senado Federal (SF).

O texto prevê, também, a remessa de mais equipamentos e material de apoio militar para as tropas.

Segundo o Ministério da Defesa, o propósito é adequar o contingente do Brasil à prioridade da Organização das Nações Unidas (ONU), de apoiar a realização de obras de infra-estrutura naquele País. Além disso, o aumento de efetivo atende a pedido do próprio secretariado das Nações Unidas.

Liderada pelo Brasil desde seu início, em 2004, a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah) conta com 7.500 militares e outros 1.900 integrantes de uma força de polícia internacional.

Participam dessa força Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Croácia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Guatemala, Iêmen, Jordânia, Malásia, Marrocos, Nepal, Paraguai, Peru, Sri Lanka e Uruguai.

No Haiti estão 1.050 militares brasileiros, com o apoio de outros 150 integrantes da Companhia de Engenharia. Estes últimos têm reconstruído prédios, principalmente escolas e centros de saúde, além de acompanhar obras como asfaltamento, perfuração de poços artesianos, e drenagem de águas pluviais e esgotos.

Saiba mais sobre a Missão de Estabilização.

Nenhum comentário: