quarta-feira, 18 de junho de 2008

Imigração Japonesa

Participei, há pouco, no plenário da Câmara dos Deputados, de sessão solene em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

A participação dos imigrantes e de seus descendentes na agricultura, na gastronomia, na ciência, na tecnologia e na religião, fazem do Brasil um País diferente, aprofundando, indiscutivelmente, os fortes laços entre as duas nações.

Presente à sessão, o Príncipe herdeiro Naruhito, que representou o imperador Akihito e a família imperial japonesa na cerimônia.

Ao final da solenidade, foi reproduzida uma mensagem do então Príncipe herdeiro Akihito, hoje imperador do Japão, em visita ao Congresso Nacional em 1967.

Foi entregue ao Príncipe Naruhito a primeira medalha em homenagem ao centenário da imigração. Foram confeccionadas cem medalhas, além de selos postais comemorativos.

O príncipe herdeiro Naruhito agradeceu a generosidade do povo brasileiro nos 100 anos de presença nipônica, lembrando que, mesmo com barreiras culturais e lingüísticas, os imigrantes conseguiram conquistar o povo brasileiro e ajudar o País em seu desenvolvimento.

Naruhito lembrou sua primeira visita ao Brasil, há 26 anos, quando conheceu em Brasília o trabalho de famílias japonesas em projetos agrícolas: "Pude conhecer um País vibrante e vi com meus olhos os japoneses trabalhando a terra, o que me deixou muito emocionado."

Vivem, hoje, no Japão, mais de 300 mil brasileiros que trabalham nas mais diversas áreas. E a comunidade japonesa no Brasil soma cerca de 1,5 milhão de japoneses e descendentes.

Para o Príncipe, o centenário da imigração deve ser o início de um novo momento, para tornar ainda mais fortes os laços, com vistas aos próximos cem anos de imigração japonesa.

Os governos dos dois países designaram 2008 como o Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, comemorando o centenário.

Os imigrantes japoneses escreveram no Brasil uma história de luta, dedicação, coragem e vitória.

Nenhum comentário: