sábado, 10 de maio de 2008

Asma

A falta de tratamento adequado para o controle da asma pode afetar a qualidade de vida dos pacientes, prejudicando atividades regulares como o sono e a prática de exercícios físicos.

Um estudo encomendado pela AstraZeneca, multinacional da área de pesquisa em saúde, e realizado em nove países, aponta que 87% dos pacientes com asma limitam a sua prática de exercícios em decorrência da doença. Pelo menos 70% têm o sono afetado e 65% consideram que a doença afeta seus momentos de lazer.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. A inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito e dificuldades para respirar.

Os doentes ficam sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios. Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam inchadas, estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos.

Os mecanismos que causam a asma são complexos e variam entre as pessoas. Nem todo o alérgico tem asma e nem todos os casos de asma podem ser explicados somente pela resposta alérgica do organismo a determinados estímulos.

Nenhum comentário: