domingo, 4 de maio de 2008

História à vista

Após cinco séculos, pode estar perto do fim o mistério do desaparecimento de Bartolomeu Dias.

Um dos grandes navegadores da Era dos Descobrimentos, Dias, o primeiro europeu a contornar o Cabo da Boa Esperança, em 1488, morreu no naufrágio de sua caravela, em algum ponto da costa sul da África. Mas, nesta semana, uma empresa de diamantes da Namíbia anunciou ter descoberto um naufrágio que se enquadra na descrição da caravela de Dias.

Além do valor histórico, o navio ainda guarda um tesouro. A companhia informou que encontrou milhares de moedas de ouro e prata portuguesas e espanholas, seis canhões de bronze espanhóis, várias toneladas de cobre, mais de 50 presas de marfim, instrumentos de navegação, armas e numerosos objetos de uso doméstico.

As datas de cunhagem das moedas, entre o final do século XV e o início do XVI, indicam que a embarcação é da época dos grandes descobrimentos e tem cerca de 500 anos de idade. E a localização no sul da África sugere que pode ser o navio de Bartolomeu Dias, que afundou em 29 de maio de 1500, durante uma tempestade, quando se dirigia para o Cabo da Boa Esperança.

Dias morreu pouco tempo depois de chegar ao Brasil, em 22 de abril de 1500. Ele acompanhou Pedro Alvares Cabral, na viagem do Descobrimento.

Saiba mais no jornal O Globo, edição de 2/05/2008.

Nenhum comentário: