quarta-feira, 7 de maio de 2008

Rússia

Após oito anos sob o comando de Vladimir Putin, a Rússia empossou, nesta quarta-feira, 7, o terceiro Presidente eleito após o colapso da União Soviética, dando início ao que se poderia chamar de nova era. Amigo pessoal e fiel colaborador de Putin, o ex-Vice-Premier Dmitri Medvedev (foto) assumiu o poder, indicando o ex-Presidente para a função de Primeiro-Ministro, o mais forte que os russos já tiveram.

O convite informal já havia sido durante a eleição. Agora, deve ser aprovado pelo parlamento, onde o Partido presidido por Putin, tem ampla maioria. O Kremlin não comentou a indicação.

A Era Putin reinseriu a Rússia no mapa global, ressuscitou o orgulho da grande nação, reforçou o poder do Estado e garantiu aos russos estabilidade econômica, com crescimento e mais renda.

Para os especialistas, embora não se esperem grandes mudanças, inaugura-se uma fase inédita que merece atenção.

Com a aprovação de 86,5% da nação e recém-indicado para presidir o maior partido do País, o Rússia Unida, Putin deve ser confirmado no novo cargo pela Duma (Câmara baixa do Parlamento), na quinta-feira, 8. No mesmo dia, instala-se no Gabinete da Casa Branca, onde trabalham todos os ministros.

Diante de um Primeiro-Ministro sabidamente forte, a pergunta que se repete é quem vai dar as cartas no comando russo. Há quem diga que os poderes estão bem definidos na Constituição e que a convivência será pacífica, dada a amizade dos dois e a lealdade de Medvedev, escolhido pelo próprio Putin como sucessor.

Mas, acredita-se também que o Primeiro-Ministro possa ofuscar a figura do Presidente.

Nenhum comentário: