sexta-feira, 9 de maio de 2008

Açúcar

Os produtos derivados da cana-de-açúcar tiveram participação de 16% na oferta de energia em 2007, ocupando a segunda posição entre as fontes consumidas, superando pela primeira vez a energia hidráulica, que passou a ter participação de 14,7% no ano passado, segundo dados preliminares do balanço divulgado nesta semana pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O petróleo e derivados continuaram em primeiro lugar como fonte de energia, com 36,7% de participação, e teriam mantido a autosuficiência alcançada em 2006.

O consumo de energia teve uma alta de 13,5 milhões de toneladas e deste total mais de 70% são de fontes renováveis. Mais uma vez, a energia renovável que mais cresceu foi a da cana-de-açúcar, com alta de 41,4%. A participação da energia renovável na matriz brasileira aumentou de 44,9% em 2006 para 46,4% em 2007.

De acordo com o Presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, a oferta interna de energia no País no ano passado, que leva em consideração todo o consumo final de energia, por pessoas, empresas e transformação, cresceu 5,9%, mais do que o Produto Interno Bruto (PIB), que avançou 5,4%.

Nenhum comentário: