Quatro medidas provisórias e três projetos de lei com urgência constitucional vencida trancam a pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, a partir desta terça-feira, 6.
Entre elas se destaca a MP 421/08, que reajustou o salário mínimo para R$ 415, desde o mês de março.O reajuste, de 9,21%, obedece à regra estipulada pelo Projeto de Lei 1/07, do Poder Executivo, que ainda está sendo analisado pela Câmara.
Segundo o Projeto, até 2011 os aumentos do salário mínimo serão compostos pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais um aumento real encontrado com a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.
A primeira MP a ser analisada é a 418/08, que aperfeiçoa as regras para instalação e funcionamento de empresas nas chamadas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). A MP suspende o pagamento de tributos e estende às ZPEs incentivos já existentes para pesquisa tecnológica.
O projeto de lei de conversão apresentado faz algumas mudanças. Entre elas, ressalta-se a isenção do Imposto de Renda e de seus adicionais nos cinco anos seguintes ao início de funcionamento de empresa integrante de ZPE e localizada nas áreas de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Depois de cinco anos, a isenção, calculada sobre o lucro da exploração, converte-se em redução de 75% do IR por mais cinco anos. Ao investidor estrangeiro, os benefícios fiscais só se aplicam caso os lucros remetidos não sejam tributados em seu país de origem.
A MP 420/08 concede crédito extraordinário de R$ 12,5 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para efetivar o empréstimo à entidade autorizado pela MP 414/08, já aprovada.
A intenção do Governo é usar o recurso, vindo do superávit financeiro de 2007, para permitir ao BNDES emprestar dinheiro a vários projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A MP 419/08 transforma o cargo de Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Ministro de Estado. Com a mudança, viabilizou-se a ocupação da pasta pelo deputado Edson Santos (PT-RJ). Ele assumiu o cargo no lugar da ex-secretária Matilde Ribeiro.
Três projetos de lei em urgência constitucional também trancam a pauta. O Projeto de Lei 2733/08, do Poder Executivo, enquadra a maior parte das bebidas alcoólicas no conceito legal para as restrições de uso e propaganda impostas pelo Decreto 6.117/07. A proposta do Governo tramita em conjunto com o PL 4846/94.
O Projeto de Lei 1650/07, também do Poder Executivo, iguala as alíquotas do Imposto de Renda de Pessoa Física para os ganhos do transportador autônomo do Paraguai, que preste serviços a empresa brasileira de transporte rodoviário internacional de carga.
A recriação da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República é objeto do Projeto de Lei 2300/07, do Poder Executivo. A matéria ganhou urgência constitucional em 1º de abril. A Secretaria havia sido criada pela MP 377/07, rejeitada pelo Congresso Nacional.
terça-feira, 6 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário