domingo, 4 de maio de 2008

Em baixa

O Partido Trabalhista, que governa a Grã-Bretanha, sofreu sua maior derrota em 40 anos, nesta sexta-feira, 2, prejudicando o Primeiro-Ministro Gordon Brown, em seu primeiro teste nas urnas, desde que substituiu Tony Blair no poder.

Brown, que enfrenta uma crise econômica global um racha no Partido, agora também tem pela frente o fortalecimento dos Conservadores nas próximas eleições parlamentares, que ocorrerão, o mais tardar, em 2010.

Com dois terços dos resultados contados nos conselhos locais na Inglaterra e no País de Gales, a BBC estima que os Conservadores conseguiram 44% e o Partido Trabalhista, apenas 24%, um ponto atrás dos Democratas.

Antes de assumir como Premier, em junho do ano passado, Brown foi Ministro das Finanças por dez anos. Em abril, os preços dos imóveis britânicos sofreram a pior queda em 15 anos.

Os conservadores já foram dominantes, à época de Margareth Tatcher e Winston Churchill.

O chefe do Partido Trabalhista, Geof Hoon, disse à BBC que não "há crise" no caminho de Brown rumo às próximas eleições gerais, que devem ser realizadas em dois anos.

O analista político da BBC, Jon Devitt, afirma que resultados ruins nessas eleições podem ter um impacto negativo para o Primeiro-Ministro, que já vem sofrendo semanas de publicidade negativa, por conta de políticas fiscais e do desempenho do Governo na atual crise de crédito.

Uma pesquisa realizada pela BBC mostra que a reputação de Brown, para lidar com questões econômicas, caiu em relação ao ano passado.

Em 2007, 48% dos entrevistados disseram que Brown era confiável para conduzir a economia do País. Este ano, o índice passou para 32%.

Em contrapartida, os conservadores ganharam o voto de confiança de 36% dos entrevistados, para conduzir a Grã-Bretanha.

Nenhum comentário: