quinta-feira, 10 de abril de 2008

Volatilidade

O Brasil tem sido o destino de operações especulativas com câmbio, chamadas no jargão de mercado de carry trade. O alerta foi dado na terça-feira, 8, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em seu relatório semestral sobre os riscos à estabilidade financeira global.

O mesmo tem acontecido com outros países, como Colômbia, Islândia, Indonésia, Nova Zelândia, Turquia, Índia e África do Sul.

Segundo matéria publicada pelo jornal O Globo, edição de 9/4/2008, nessas operações os investidores tomam empréstimos em moedas de países que cobram baixos juros, como o iene japonês ou o franco suíço, e aplicam nas divisas de economias com juros altos, como o real brasileiro. Para o FMI, este é um canal de vulnerabilidade em caso de futuros picos de volatilidade.

Apesar do alerta do FMI, analistas brasileiros acreditam que a apreciação do real tem sido motivada, principalmente, pelos bons resultados das contas externas brasileiras.

Desde 2003, o Brasil registrava superávit em conta corrente (saldo comercial, investimentos e todas as outras trocas de recursos com o exterior), afirma José Alfredo Lamy, da Cenário Investimentos.

Para ele, no entanto, o real deve se desvalorizar frente ao dólar este ano, já que o Brasil voltou a apresentar déficit em conta corrente.

Nenhum comentário: