domingo, 6 de abril de 2008

Escola da Cidadania

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), da Câmara dos Deputados, apresentou protótipos de animações eletrônicas, vídeos, e CDs de músicas e de jogos sobre os tipos de propostas legislativas apresentadas na Casa, locais de visitação e obras de arte da Câmara, entre outros produtos lúdicos e educacionais. A apresentação teve o objetivo de receber críticas e sugestões para o aperfeiçoamento dos produtos, antes do lançamento.

O projeto Produção Didática sobre Cidadania Político-Legislativa, que passará a integrar o Programa Escola da Cidadania, a ser inaugurado oficialmente no próximo dia 16 de abril, privilegia a atividade de extensão, buscando transformar o conhecimento adquirido em produtos informativos e educativos para os cidadãos.

Assim, o objetivo do projeto, como o da escola, é produzir material didático para o público externo, a fim de divulgar o saber legislativo. O trabalho começou há cerca de um ano, feito por um Grupo de Pesquisa e Extensão (GPE) da Câmara.

Os produtos são compostos por um CD de músicas, que também terá versão karaokê, criadas e cantadas pelos próprios integrantes do grupo. Foi desenvolvido um material de reprodução fácil, para estimular a aprendizagem do processo legislativo.

Foram criados personagens para explicar as espécies de propostas legislativas (projeto de lei, medida provisória, projeto de lei complementar etc.). Pelas características de cada personagem, é possível identificar o tipo de proposta legislativa. Por exemplo, quando a personagem tem um cadeado, significa que ela tranca a pauta.

As músicas do CD são de todos os ritmos. O Baião do Projeto de Lei, o Sambinha da MP, a Ciranda da PEC e o Rock da Resolução. O objetivo é contemplar as várias regiões do Brasil, com um material representativo da cultura do País.

Nenhum comentário: