segunda-feira, 7 de abril de 2008

Tarifas bancárias

Os valores cobrados em tabelas de tarifas bancárias serão tema de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

A previsão é que as novas regras entrem em vigor já no próximo mês, mas antes serão analisadas em debate marcado para o próximo 15 de abril.

O Banco Central (BC) determinou que os bancos divulgassem suas respectivas tabelas de preços cobrados pelos serviços, no site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A análise dos números foi feita por órgãos de defesa do consumidor, que verificaram uma aproximação nas taxas bancárias. É preciso fiscalizar com mais rigor a atuação dos bancos. O consumidor precisa estar atento. Há uma desinformação geral; os bancos lucram em todas suas operações.

Nós, membros da Comissão de Defesa do Consumidor, temos estado em vigilância na legislação e na informação ao consumidor.

Hoje, os principais bancos brasileiros mantêm tabelas de serviço com uma média de 60 taxas diferentes.

Depois da divulgação dos valores cobrados pelos bancos, o Banco Central definiu novas regras para cobrança das taxas. Alguns serviços bancários serão isentos de taxas, como o fornecimento de dez folhas de cheques e dois extratos, a realização de duas transferências entre contas na própria instituição e consultas via internet.

Além disso, o Banco Central definiu que não poderão ser taxados mais do que 20 serviços, entre eles a renovação de cadastro e a segunda via do cartão de débito.

Nenhum comentário: