sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Rubéola

O Ministério da Saúde promove amanhã, sábado, 30 de agosto, um dia de mobilização especial da Campanha de Vacinação Contra a Rubéola, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Cerca de 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde, vão atender a população em 70 mil postos de vacinação, que ficarão abertos ao longo de todo o dia.

A meta é fazer com que 70 milhões de pessoas sejam vacinadas, até 12 de setembro, quando a Campanha chega ao fim. Até agora, cerca de 50% deste total foram imunizados.

Nesta reta final da Campanha contra a doença, atletas que competiram nas Olimpíadas de Pequim vão incentivar a população a comparecer aos postos de saúde. Os homens são o foco principal da Campanha, no sentido de que participem mais efetivamente da imunização.

De acordo com o Ministério da Saúde, todos devem ser imunizados, independentemente do histórico de vacinação ou doença anterior. A Campanha contra a rubéola, é a maior já realizada no mundo, com o objetivo de imunizar indivíduos adultos.

Com isso, o Governo brasileiro pretende eliminar a doença no País, até 2010. Os homens são o principal foco, já que, em anos anteriores, o público-alvo eram as crianças e as mulheres. Para se ter uma idéia, dos 8.684 casos de rubéola confirmados no País, em 2007, 70% deles correspondem a pacientes homens.

Quem pretende tomar a vacina, precisa conhecer também as contra-indicações. Não podem tomar a dose mulheres grávidas; pessoas que já tiveram reação alérgica grave à vacina; indivíduos com imunodeficiências congênitas ou adquiridas; pacientes que estão fazendo uso de corticóides em doses imunossupressoras, ou seja, que baixam a imunidade; pessoas em tratamento quimioterápico; e por transplantados de medula óssea, cuja cirurgia tenha sido feita há menos de dois anos.

Em caso de dúvida, é recomendado que se procure um profissional de saúde.

Nenhum comentário: