terça-feira, 26 de agosto de 2008

Acordo Nuclear

O Vice-Ministro da Economia alemão, Bernd Pfaffenbach, disse que o País preservou o acordo nuclear com o Brasil, assinado em 1975, por interesse do Governo brasileiro. Nele foi incluído um acordo para energia sustentável e aumento da eficiência energética, que prevê também a cooperação na área de biocombustíveis.

Pfaffenbach esteve no Brasil em maio último, integrando a comitiva da Chanceler Angela Merkel, para o fechamento do acordo, assinado após anos de polêmica, sobretudo do lado alemão, sobre a continuação ou não do acordo nuclear.

Por iniciativa do Governo do ex-Chanceler Gerhard Schröder, da coalizão verde-social-democrata, os dois países decidiram transformar o acordo nuclear em uma cooperação na área da energia renovável, em 2004.

Depois que o Brasil manifestou interesse no referido acordo nuclear, no momento em que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu retomar o projeto da usina de Angra 3, planejando a construção de novas usinas, o assunto voltou a ser motivo de polêmica na Alemanha.

Mais sobre este assunto, busque no O Globo on line, edição de 25/08/2008.

Nenhum comentário: