domingo, 24 de agosto de 2008

Menos Verde

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou os números do desmatamento na Amazônia Legal, entre agosto de 2006 e agosto de 2007. A área desmatada foi de 11.532 mil quilômetros quadrados, 18% a menos do que o registrado nesse mesmo período, entre 2005 e 2006. O levantamento é do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que monitora, anualmente, o desmatamento na Amazônia.

Os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura fecharam acordo autorizando produtores rurais, que desmataram além do limite legal em suas propriedades, a recuperar florestas e matas nativas em outras áreas, públicas ou privadas.

Para evitar perdas na produção, o local a ser compensado deve ser no mesmo bioma da área destruída. Serão oferecidas formas diferentes de compensação para quem recuperar áreas desmatadas. Uma delas é compartilhar entre vizinhos - se um produtor preservou 40% de sua área e o outro zero, há uma divisão e cada um fica com 20%. Outra forma é fazer a compensação em parques estaduais e federais - o produtor compra terras e as mantém para o setor público.

Já estão firmados acordos entre os citados ministérios, entre eles a permissão de plantio de plantas exóticas, como dendê e babaçu, em áreas desmatadas na Amazônia e o pagamento de serviços ambientais, para remunerar agricultores que preservem ou recuperem matas ciliares.

Nenhum comentário: