quarta-feira, 12 de março de 2008

Tecnologia da Informação

A Câmara dos Deputados participa do acordo assinado hoje, 12, no Supremo Tribunal Federal(STF) sobre cooperação técnica para intercâmbio de dados e soluções em Tecnologia da Informação(TI).

Além da Câmara e do STF, participam do acordo o Senado Federal(SF), o Tribunal de Contas da União(TCU), o Ministério da Justiça, o Ministério Público, o Banco Central e diversos tribunais.

Os dados e tecnologias se referem ao controle das contas públicas e da Justiça. O acordo formaliza uma comunidade de trocas de informações entre esses órgãos integrada pelos servidores da área de informática e que existe desde o final de 2005.

O principal benefício do acordo é tornar permanente as ações desse grupo, que era informal. A intenção é trocar dados e sistemas para análise dessas informações. A troca de soluções em informática economiza tempo, porque um órgão pode compartilhar ferramentas que já desenvolveu para um certo problema.

Quando uma Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI), por exemplo, precisa de informações da Receita, da Justiça ou da polícia, essa troca de ferramentas possibilita maior rapidez na análise dos dados.

A partir das ações desse grupo, também foi possível a replicação dos dados sobre a Constituinte pela Câmara, que estavam disponíveis apenas no Senado.

Nenhum comentário: