quinta-feira, 13 de março de 2008

Democrata progressista

A partir da próxima segunda-feira, 17, Nova York, nos Estados Unidos, terá novo comandante. Com a renúncia de Eliot Spitzer, o Estado terá seu primeiro Governador negro.

David Paterson, que tem 53 anos, é praticamente cego. Quando criança, uma infecção que o fez perder a visão em um olho e afetou severamente o outro, mas desde pequeno negou-se a estudar a linguagem em braille. Ele é considerado legalmente cego, o que o torna o primeiro portador de deficiência física a chegar ao Governo do Estado, desde Franklin Roosevelt, em 1928.

Paterson vem de uma família com tradição na política. Seu pai, Basil Paterson, foi o Primeiro-Secretário de Estado de Nova York, cargo que equivale a Chefe de Gabinete, e foi também Vice-Presidente do Partido Democrata.

Estudante de história e direito em Nova York, David Paterson trabalhou no escritório do promotor do Queens, um dos cinco grandes bairros da cidade de Nova York. Em 1985, foi eleito para representar o bairro do Harlem no Senado estadual de Nova York, e, neste posto, foi eleito líder da minoria democrata no ano de 2002. Paterson apresentou diversos projetos de lei nesse período, entre eles propostas sobre células-tronco, energia alternativa e violência doméstica.

A chapa vitoriosa que compôs com Spitzer para o Governo do Estado, foi eleita com 70% dos votos em 2006.

Advogado formado pela Universidade de Columbia e pela Hofstra Law School, Paterson é um dos políticos mais populares do Estado. É casado e pai de dois filhos, de 13 e 19 anos. Terá pela frente três anos de mandato.

É considerado uma pessoa que sabe ouvir, de fácil trânsito entre políticos dos dois partidos e com excelente capacidade de memorizar discursos. É um democrata progressista, com boas relações com os rivais republicanos na Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário: