quarta-feira, 12 de março de 2008

Barrados

O Diretor do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Gradilone, afirmou que, desde o final de 2006, a União Européia tem realizado operações de restrição à entrada de pessoas vindas da América Latina e de países que têm muitos imigrantes ilegais na Europa.

Ele disse que, só no início de 2007, foram deportados 2 mil brasileiros do continente europeu, um número maior do que o usual, o que chamou a atenção do Itamaraty para a necessidade de monitorar o que ocorria.

Gradilone afirmou que a situação chegou ao extremo neste ano, com o caso da pesquisadora Patrícia Magalhães e de dois outros pesquisadores que foram barrados no aeroporto de Madri e tiveram de voltar ao Brasil, mesmo após o Itamaraty ter tentado resolver a situação.

O Coordenador-Geral de Imigração da Polícia Federal, César Augusto Toselli, afirmou que a instituição está modernizando a política de imigração. Ele afirmou que a intenção é mesclar a fiscalização com o tratamento específico para a maioria dos passageiros, que são pessoas em situação legal.

Nenhum comentário: