sexta-feira, 14 de março de 2008

Brasil

O volume de vendas do comércio varejista nacional subiu 1,8% em janeiro, frente a dezembro, segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira, 14. Na comparação com igual período do ano passado, houve elevação de 11,8%, melhor resultado para os meses de janeiro desde o inícioo da série histórica, em 2001. Em 12 meses, a alta acumulada é de 10%.

Mais uma vez a conjuntura econômica favoreceu o comércio através do aumento da massa salarial, do emprego, da renda, do crédito e do dólar baixo.

Os números do varejo no primeiro mês de 2008 superam em muito as expectativas dos especialistas, que previam alta de 0,7% na variação contra dezembro e de 9,5% frente a janeiro de 2007. Em 2007, as vendas do comércio varejista cresceram 9,6%, maior alta desde 2001, confirmando a força da demanda interna, motor de crescimento do País.

O consumo, junto com o investimento, foi o principal motor do crescimento econômico registrado pelo IBGE em 2007. Com estas duas forças, o Produto Interno Bruto(PIB) do ano passado cresceu 5,4%, para R$ 2,6 trilhões.

No entanto, este forte crescimento, também preocupa o Banco Central. Se ele se tornar exagerado, o Governo pode aumentar a taxa de juros para reduzi-lo. Analistas já prevêem alta da Selic em abril, para conter crescimento desenfreado.

No confronto mensal, nove das dez atividades pesquisadas registraram expansão no volume de vendas; entre elas, apareceram móveis e eletrodomésticos (9,8%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,7%), tecidos, vestuário e calçados (3,7%) e veículos e motos, partes e peças (2,6%). A exceção coube a Material para escritório, informática e comunicação, com queda de 4,1%.

Em relação a janeiro de 2007, todos os grupos analisados apresentaram comportamento de vendas melhor, como Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,4%), Móveis e eletrodomésticos (16%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (29,6%) e tecidos, vestuário e calçados (15,4%), entre outros.

A receita nominal de vendas avançou 2,3% no mês em janeiro, com ajuste sazonal, e anotou acréscimo de 16,5% na comparação com um ano antes. Em 12 meses, o aumento equivaleu a 12,6%.

O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou crescimento de 14,5% no volume de vendas perante janeiro de 2007 e de 18,5% na receita nominal. Em 12 meses, o IBGE apontou ampliação de 13,9% e de 15,8%, na ordem.

Nenhum comentário: