quinta-feira, 13 de março de 2008

Educação

O Governo Federal pretende contratar cerca de 49 mil professores e funcionários, nos próximos cinco anos, para a expansão de universidades e escolas técnicas federais, de acordo com matéria publicada nesta quinta-feira, 13, no jornal O Globo.

O Governo promete repassar R$ 2 bilhões às universidades até 2012. Em contrapartida, vai cobrar aumento geral de matrículas, cursos noturnos e produtividade. As universidades atendem 589 mil alunos de graduação e empregam 58 mil docentes, segundo o último Censo do Ensino Superior, que tem dados de 2006.

Os concursos serão realizados já a partir deste ano, à medida que os projetos de expansão saiam do papel. A idéia é contratar 13 mil docentes e 12 mil servidores técnico-administrativos nos próximos cinco anos. Para isso, o Congresso Nacional precisa aprovar a criação dos cargos.

Os demais profissionais serão contratados para a ampliação da rede de escolas técnicas, que oferecem cursos de nível médio e superior. O Ministério da Educação prevê a necessidade de mais 12 mil professores e 12 mil técnicos nesses estabelecimentos.

Nenhum comentário: