sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Petróleo verde e amarelo


A Petrobras anunciou ontem, oficialmente, a descoberta da maior reserva de petróleo e gás da história do Brasil.

Avaliada em até US$ 48 bilhões, segundo executivos da própria empresa, a reserva tem potencial de produção, no pior cenário, de 4 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo equivalente (Boe, medida que inclui petróleo e gás), apenas na acumulação chamada Tupi, na Bacia de Santos.

Metade de todas as reservas descobertas nos últimos 50 anos no país (14 bilhões Boe), a acumulação indica que o novo reservatório totaliza uma área de 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura, entre os Estados de Santa Catarina e Espírito Santo.

Com profundidade inédita na história da indústria mundial, abaixo do que tecnicamente é conhecida como camada pré-sal, inclui as Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

Ao todo, o projeto demandou investimentos de mais US$ 1 bilhão nos últimos dois anos, quando foram perfurados 15 poços. A empresa opera em Tupi a partir de um consórcio formado com a britânica BG (25%) e a portuguesa Petrogal-Galp Energia (10%).

Anunciada em cerimônia que contou com as presenças da chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, e do ministro de Minas e Energia, Nélson Hubner, a reserva coloca o Brasil definitivamente no clube dos maiores produtores mundiais de hidrocarbonetos, com potencial para se tornar exportador nos próximos 10 anos.

Atualmente na 24ª colocação do ranking dos países produtores de petróleo, o Brasil, de acordo com a ministra Dilma, deve ficar entre os 10 maiores, em um clube seleto formado por Rússia, Arábia Saudita, Venezuela, Iraque e Irã.

Nenhum comentário: