sábado, 25 de outubro de 2008

Segundo Turno

Mais de 27 milhões de eleitores vão às urnas no próximo domingo, amanhã, dia 26 de outubro, em 30 cidades brasileiras, para escolher os prefeitos que administrarão suas cidades pelos próximos quatro anos.

Entre as capitais, haverá segundo turno no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo, Manaus (AM), Macapá (AP), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

A votação começa às 8h e vai até as 17h. Para votar, é preciso ter título eleitoral em mãos ou documento com foto - neste caso, desde que saiba qual a sua seção de votação.

A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que sejam conhecidos os resultados das eleições até às 20h, três horas após o fim da votação.

Alguns cuidados devem ser considerados no dia do pleito. Um dos pontos principais é a proibição do uso, na cabine de votação, de celular, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto.

É possível votar usando short, bermuda ou sandália. Porém, trajes de banho não serão tolerados.

É bom lembrar que qualquer espécie de propaganda política - a boca-de-urna - é proibida. Mas o uso de boné, camiseta ou outro adereço de seu candidato ou partido está autorizado, assim como adesivos em veículos particulares - desde que como manifestação individual, sem aglomeração.

O eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral, ou seja, fora do município onde é cadastrado, pode justificar seu voto no mesmo dia da eleição, em qualquer local de votação, desde que esteja portando o título, ou que saiba o número dele.

De acordo com a Constituição brasileira, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e menores de 70, e facultativo para o eleitorado entre 16 e 18 anos, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos.

Têm preferência na hora de votar os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais, os policiais militares em serviço, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, as gestantes e as lactantes.

Nenhum comentário: