terça-feira, 21 de outubro de 2008

Transmissão Digital

A TV Câmara e a TV Assembléia de São Paulo inauguraram ontem, 21, a transmissão digital, em caráter experimental, na cidade de São Paulo. O canal é a primeira experiência em multiprogramação oferecida por dois geradores de conteúdo diferentes. A programação estará disponível, gratuitamente, no canal 61, em UHF.

Até 2014, a TV Câmara digital estará disponível em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A previsão é que as câmaras municipais de todas as capitais tenham acesso ao sinal digital da TV Câmara, até 2010.

A iniciativa é uma contribuição que visa ampliar os mecanismos de acesso à informação. A TV digital vai permitir que o cidadão interfira na programação da emissora, ampliando o intercâmbio entre quem produz as notícias e o telespectador.

A interatividade com o cidadão ajudará na definição das prioridades do nosso trabalho legislativo, pois é através do diálogo que se busca uma sociedade verdadeiramente democrática. Inauguramos, assim, uma nova e necessária relação do parlamento com a população brasileira.

Para ter acesso ao sinal digital, o telespectador precisa dispor de uma antena UHF e de um conversor. A transmissão experimental não atingirá ainda toda a cidade de São Paulo, mas marcará o início dos testes para definição da cobertura e da qualidade do sinal de cada TV legislativa.

Os testes serão realizados pela equipe da Universidade Mackenzie, em parceria que também proporcionará o teste do sinal do Canal Universitário de São Paulo, ainda neste ano. A expectativa é que a operação definitiva se inicie no segundo semestre de 2009.

Nenhum comentário: