A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados (CD), aprovou o Projeto de Lei (PL) 5298/05, do Senado Federal (SF), que inclui o nome de Ildefonso Pereira Correia (foto), o Barão do Serro Azul, no Livro dos Heróis da Pátria. O PL tramitou em caráter conclusivo, seguindo agora para sanção presidencial.
Ildefonso Correia (1849-1894) foi um grande produtor de erva-mate. Durante a Revolução Federalista, apesar de não ser militar nem político, foi convocado para negociar a paz com os federalistas, que estavam prestes a invadir Curitiba.
À frente de uma Junta Governativa do Comércio, ele negociou um empréstimo de guerra para os federalistas (que iam do Rio Grande do Sul em direção à antiga capital, o Rio de Janeiro), e evitou a invasão da capital paranaense.
Depois, foi acusado de traição e de colaboracionismo com os federalistas, vindo a ser fuzilado.
O Livro dos Heróis da Pátria encontra-se no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Nele, estão inscritos os nomes de Tiradentes, Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares, D. Pedro 1º e Tancredo Neves, entre outros.
Consulte aqui a íntegra do PL 5298/2005.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário