domingo, 19 de outubro de 2008

Mais Competitivo

O Brasil subiu oito posições e está em 64º lugar no ranking geral do Relatório de Competitividade Global 2008-2009, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial.

De acordo com o organismo o Brasil registra avanços importantes em muitas áreas, especialmente as que fazem referência ao ambiente macroeconômico, em função da maior solidez de finanças públicas.

Mas, apesar da melhora, o Brasil continua na lanterna dos BRICs (sigla que reúne os principais países em desenvolvimento: Brasil, Rússia, Índia e China), e atrás de países latino-americanos como Chile, Panamá, México e Costa Rica.

Apesar de enfrentar uma grave crise financeira, os Estados Unidos (EUA) ainda lideram o ranking, seguido de Suíça, Dinamarca, Suécia e Cingapura.

As economias européias continuam dominando as primeiras dez colocações da pesquisa, onde vemos Finlândia, Alemanha e Holanda. O Japão permaneceu na nona posição. Já o Reino Unido caiu três posições e está fora do top ten, principalmente pela fraqueza dos seus mercados financeiros, explica o Relatório.

A China continua na dianteira das economias em desenvolvimento, subindo quatro posições e ficando entre os 30 primeiros colocados.

O aumento dos preços dos alimentos e da energia, uma grande crise financeira e o conseqüente desaquecimento das principais economias globais estão confrontando governantes com novos desafios de gestão econômica. A volatilidade atual mostra a importância de um ambiente econômico que ofereça apoio à competitividade, ajudando as economias nacionais a enfrentar esse tipo de choque para garantir um desempenho econômico sólido no futuro, afirmou, em nota, Xavier Sala-i-Martin, professor da Universidade de Columbia, nos EUA, e co-autor do Relatório.

Nenhum comentário: