sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sobral


A Princesa do Norte, como é conhecida, situa-se às margens do Rio Acaraú e é uma das mais importantes cidades do interior do Nordeste. Cidade histórica, Sobral foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e é também um centro importante na produção artesanal, principalmente no trançado de palha. Seu extraordinário patrimônio arquitetônico possui casarões edificados no século XVII além de um importante acervo de Igrejas.

Os museus da cidade são uma atração à parte. Exemplo disso é o Museu Dom José, onde se pode admirar o melhor da Arte Sacra. Já no Museu do Eclipse, o interesse científico fala mais alto uma vez que nos deparamos com o palco da comprovação da Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein. Ainda hoje estão guardados os equipamentos utilizados pelos astrônomos à época do Eclipse Total do Sol além de um moderno acervo de equipamentos astronômicos, incluindo-se o mais potente telescópio do Norte e Nordeste do Brasil.

O município também é pano de fundo para a implantação de diversas indústrias que vão de calçados a material de construção passando por refrigerantes e café. A produção científica fica por conta da Universidade Estadual Vale do Acaraú, com diversos cursos de graduação. Sobral também é animação. A micareta da cidade, o Carnabral, desde 1994 atrai turistas de todas as regiões. A padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição, recebe as homenagens dos fiéis com muita festa nas ruas no dia 08 de dezembro. Sobral fica a 250 km da capital e possui 169,5mil habitantes. O turista chega à cidade pela CE-085, seguindo pela BR-222 e CE-362. (Fonte: Setur)

Nenhum comentário: