sexta-feira, 25 de abril de 2008

Congresso tátil

Foi inaugurada esta semana, a maquete tátil do Congresso Nacional, que vai permitir aos deficientes visuais a compreensão da arquitetura da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

A iniciativa integra o conjunto de ações de acessibilidade desenvolvidas pela Câmara para integrar as pessoas com deficiência ao processo legislativo e parlamentar.Como uma Casa da representação popular, a Câmara tem obrigação de criar mecanismos para integrar portadores de deficiência ao processo legislativo, propondo leis que contribuam para a implantação de ações inclusivas. Vale ressaltar que 14,5% da população brasileira é constituída por pessoas que têm algum tipo de deficiência.

Durante a solenidade de inauguração, ocorrida ontem, 24, o Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto, citou como um dos exemplos das iniciativas do Congresso para estimular ações inclusivas de pessoas com deficiência, a aprovação da Lei 10.264/01, que destina 15% dos recursos das loterias reservados para o esporte, para financiar atletas com deficiência.

Ele lembrou como impacto positivo dessa lei, os resultados obtidos pelos atletas brasileiros na Paraolimpíada de 2004, em Atenas. Os recursos transferidos para o Comitê, segundo Severino Neto, permitiram a ida de 98 atletas, que conquistaram 33 medalhas.

Ele acredita que, em 2008, os recursos viabilizados pela lei vão permitir a ida de 183 atletas, com os resultados devendo superar os de 2004. Vital Severino Neto, que é deficiente visual, elogiou a iniciativa de instalação da maquete tátil e disse que a possibilidade de tocar um objeto que dê a dimensão de uma construção arquitetônica, permite uma compreensão muito mais próxima da realidade para quem não enxerga.

A maquete foi executada pelo Centro de Integração Design-Empresa da Universidade Estadual de Minas Gerais, com o apoio da RobTec e do Instituto São Rafael, sob a supervisão do Departamento Técnico da Câmara. Resistente ao manuseio, foi confeccionada em resina, materiais plásticos e aço inoxidável. A escolha dos materiais foi definida pelas particularidades de textura e temperatura e permite à pessoa com deficiência visual distinguir as superfícies dos edifícios, as esquadrias, as áreas cobertas por grama, as áreas pavimentadas e os espelhos d'água.

Nenhum comentário: