quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Mallena Nogueira Lira

Hoje, vinte e cinco assentos do Plenário da Câmara dos Deputados serão ocupados por parlamentares muito especiais. Cerca de 400 alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal e Entorno, além de estudantes de outros estados, tomarão nossos lugares.

Os deputados mirins terão a missão de discutir e votar três projetos de lei escolhidos pelo portal infantil da Câmara, o Plenarinho, entre propostas encaminhadas por estudantes da 4º a 8º séries de todo o País.

A Mesa será composta pelo presidente mirim, os autores dos projetos, e dois relatores da cada proposta selecionada. Terminadas as votações, outro parlamentar mirim apresentará questão de ordem, para que a Mesa esclareça o que acontecerá com os projetos.

Como aconteceu no ano passado, o presidente mirim irá explicar que as proposições serão encaminhadas às comissões técnicas da Câmara dos Deputados e poderão ser aproveitadas pelos deputados.

Três consultores especializados da Câmara dos Deputados tiveram a difícil missão de selecionar os três projetos. Ao todo, 211 projetos de lei concorreram ao Câmara Mirim 2007.

Entre as finalistas, para meu orgulho, está Mallena Nogueira Lira, 13 anos, que cursa a 7ª série na Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Corrêa, do município de Iracema, no Ceará, com o Projeto de Lei 64, que trata do transporte de estudantes em paus-de-arara.

O projeto de Mallena está relacionado diretamente com a realidade dos seus colegas da Escola onde estuda, que fica no chamado Polígono da Seca. Localizado na região do Médio Jaguaribe, o município fica em zona rural. A proposta visa proibir o transporte de estudantes em veículos abertos, conhecidos como pau-de-arara.

Mallena disse que muitos colegas da Escola chegam de pau de arara, sujos de poeira, no verão, e de lama, no inverno. Ela explica que só conseguiu concorrer ao Câmara Mirim com o seu projeto porque foi instalado na sua Escola um computador com internet.

Nenhum comentário: