segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Dados do campo


A agropecuária cresceu 0,81% no mês de junho, impulsionada pelo desempenho da pecuária, que registrou aumento de 1,15% no mesmo período. No acumulado do ano, a agropecuária registra resultado positivo, atingindo 3,81%. A agricultura cresceu 0,56% em junho, contra os 0,72% do mês anterior. Apesar de desacelarar o seu ritmo de crescimento, o segmento ainda mantém resultado positivo no acumulado do ano, estimado em 3,58%.

A safra recorde brasileira e os preços sustentados no mercado influenciam positivamente esse resultado. Entre os produtos analisados, destacam-se o algodão (em volume, mas não em preço), milho (em preço e volume) e cana-de-açucar (mais em volume do que em preços). A soja apresenta comportamento moderado, tanto em relação aos preços, como no volume. No outro extremo, batata, feijão e laranja caíram expressivamente em termos de preços.

Ao contrário do comportamento registrado em maio, o segmento pecuário se destacou em junho, em comparação ao agrícola. Este desempenho resulta da boa performance dos segmentos de frango e leite, que contribuíram tanto com o crescimento da produção como dos preços. Nos resultados acumulados, a pecuária registra expansão de 4,10% no semestre.

Nenhum comentário: