terça-feira, 23 de outubro de 2007

Livro didático


Em uma grande operação logística, os Correios já começaram a distribuição de mais de 128 milhões de livros para 145 mil escolas públicas de ensino fundamental e médio em todo o Brasil.

Esse volume equivale a aproximadamente 55% da produção de livros didáticos do País e este ano é recorde - em 2006, foram entregues 111,7 milhões de livros.


A distribuição é resultado de uma parceria entre os Correios e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que já dura 13 anos e contempla dois programas: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Segundo os Correios, é o maior programa de distribuição de livros didáticos do mundo.
A operação beneficia em torno de 35 milhões de alunos e dura cerca de cinco meses, envolvendo cinco mil caminhões que levam 15,5 milhões de encomendas (pesando 76,5 mil toneladas) para as 91 centralizadoras dos Correios espalhadas em todo o território nacional. Os livros precisam chegar às escolas antes do início do ano letivo de 2008.


A postagem das encomendas é feita pelas editoras contratadas pelo FNDE e a carga, encaminhada para as centralizadoras dos Correios que fazem a entrega às escolas de área urbana. No caso das escolas de área rural, a entrega é feita na secretaria de educação ou prefeitura do município, que repassa o material às escolas.


A entrega inclui 2.266 títulos diferentes que abrangem as disciplinas de História, Química, Língua Portuguesa, Matemática e Biologia para o ensino médio, a grade completa do ensino fundamental de 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano), livros para a 1ª série e livros para complementação (nas classes com alunos novos) e para reposição do material estragado ou extraviado.

Nenhum comentário: